quinta-feira, 23 de abril de 2009

10ª Etapa

Pedimos antes de mais desculpas a quem sempre nos acompanhou ao longo de todas as jornadas pelo atraso na actualização do blog, que desta vez não se deve a falta de meios (wi-fi), mas ao facto de termos aproveitado ao máximo para confraternizar com os nossos amigos italianos e a sul africana que acabamos por encontrar na missa do peregrino.

Esta última etapa fizemo-la acompanhados pelos italianos, o que nos fez abrandar o ritmo habitual já que o Gianluca primeiro (baptizado desta forma para os distinguirmos) estava muito fatigado e indisposto, tendo sido percorrida “piano piano” (lento lento).

Partindo do albergue de Téo, o caminho é feito por entre bosques, sendo a parte mais interessante, a que confina com o Rio Tinto.



Prosseguimos e em determinada altura, face à inexistência de marcações, acabamos por seguir uma seta feita com cascas de eucalipto. Concerteza alguma partida, já que nos encaminhava no sentido oposto ao pretendido, tendo-nos valido a ajuda de um idoso que nos fez corrigir o rumo.

À passagem de uma ponte que atravessa a autopista, vislumbramos ao longe, por entre a névoa, as torres da Catedral, embora distássemos cerca de 5 kms de Santiago.

Lá fomos tentando algumas fotos, mas o resultado não foi o melhor.



A entrada na cidade é o derradeiro teste às forças do peregrino dado que é necessário vencer uma árdua e prolongada subida.

Entretanto penetramos na apertada malha labiríntica medieval, começando a ver-se em alguns pontos as cúpulas da Catedral, que ora aparecem ora se escondem.



Como previsto, chegamos bastante cedo, o que nos permitiu ir primeiro à oficina do Peregrino, carimbar as credenciar e obter a desejada Compostela. Ainda fomos a tempo de facultar os nossos nomes e origens para serem pronunciados durante a eucaristia celebrada em homenagem aos peregrinos.

De seguida dirigimo-nos para a Praça do Obradoiro, onde pisamos a pedra que simboliza o fim da peregrinação e entramos na catedral pelo Pórtico da Glória, local por onde devem entrar os pergrinos que concluem o Caminho Português.





O que se passou a partir daqui é muito intimo e pessoal e não é fácil transcrevê-lo para um texto, não por escassez de palavras, mas porque as emoções transcendem o nosso vocabulário.

É impressionante a diferença de sentimentos entre uma visita turística, como já havíamos feito e a conclusão de uma longa caminhada, com chuva, sol, muito frio e muito calor, dores, sede, bolhas nos pés e muitos quilómetros percorridos, o que de facto nos purifica a alma e aumenta a nossa capacidade de captação de energias.

Em resumo, a entrada na Catedral permitiu-nos sentir toda a energia que emana deste local, carregada por infinitos peregrinos durante séculos, com um forte e agradável arrepio que nos percorria todo o corpo…

É indescritível e tem mesmo que ser vivido na primeira pessoa.

Foi muito importante para nós o abraço ao Apóstolo e a visita ao seu túmulo, mas o mais importante foi de facto reconhecermos que ao longo da nossa vida, tal como nesta caminhada, carregamos muitas coisas que não são necessárias e das quais normalmente não prescindimos. Podemos de facto tornar as nossas vidas muito mais fáceis…



Após a missa do peregrino, ao que se seguiu o almoço, dirigimo-nos para o Seminário Menor, situado no alta de uma colina, com uma vista fantástica sobre o centro histórico de Santiago de Compostela.





Suseya!

4 comentários:

  1. Congratulations!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Voçes conseguiram parabens tia e "tio"

    ResponderEliminar
  2. Parabéns meus queridos!!!!É preciso muita coragem!
    Um grande abraço para os dois

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!!! Já chegaram? Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estava longe de vos imaginar nesta empreitada. Que inveja!

    Já estive a ler as etapas.

    Continuem a mandar notícias. É da maneira que também estou um pouco com vocês na caminhada!

    Quando chegarem ao Obradoiro, mandem cumprimentos meus ao Santiago!

    Força!

    Manel

    ResponderEliminar