quarta-feira, 15 de abril de 2009

2ª Etapa



Como a proposta para o dia de hoje não era muito extensa, aproveitamos por descansar um pouco mais, sendo a saída de S. Pedro de Rates efectuada por volta das 10H00, depois de um pequeno almoço reforçado.

À semelhança do dia de ontem, escassos metros após a saída, encontramos um grupo de cerca de 20 peregrinos oriundos de Espanha, com idades a rondar os 60 anos.

Logo entabulamos conversa e ficamos a saber se encontram a realizar o caminho de Santiago, em etapas modestas, de cerca de 10 a 15 kms diários, sendo seu intuito, nestes 10 dias que se propuseram caminhar, percorrer desde a cidade do Porto até Viana do Castelo, para mais tarde, realizarem da mesma forma o restante percurso.

Quando chegamos a Pedra Furada já aí se encontrava o autocarro para recolher todo o grupo e mais uma vez, seguimos viagem sozinhos.

Aproveitamos para retemperar forças junto da igreja da Srª da Guia, altura em que fomos ultrapassados por um outro peregrino, um pouco “suigeneris”, já que levava uma protecção para a mochila e um guarda chuva para si.


Srª da Guia / Parede de uma casa devoluta


A partir daqui a chuva foi uma constante, com umas boas saraivadas à mistura.

Seguiram-se Pereira e Carvalhal, duas freguesias situadas no sopé do monte da Franqueira.

Pudemos constatar a marcação de uma grande rota (GR11), que coincide em parte com este caminho central.

Uma vez mais, parte do itinerário fez-se por estrada nacional, sem berma, com atenção redobrada.

Passada a ponte sobre o Cávado, chegamos por fim a Barcelos, onde observamos parte do seu magnifico património arquitectónico, sendo digno de destaque o Paço Ducal, igreja matriz e edificio da Câmara Municipal.


Vista da Ponte do Cávado

Paço Ducal /Igreja e Câmara

Almoçamos no centro histórico e seguimos rumo à Casa de Saúde de S. João de Deus, onde soubemos que há mais de um ano que não acolhe peregrinos.

Como alternativa optamos por uma residencial, o que nos permitiu um belo banho de imersão e pela generosidade dos hospedeiros, secar as roupas que entretanto haviam sido lavadas.

Ultreya

1 comentário: