sábado, 18 de abril de 2009

5ª Etapa


Depois de uma noite bem passada em Rubiães, lá partimos nós, uma vez mais os últimos a abandonar o Albergue, que apesar de recente, tem sensivelmente o mesmo número de registos que o de S. Pedro de Rates.



Rumamos a um pequeno café com mercearia e casa de sementes, um verdadeiro tudo em um, na freguesia do Cossourado, onde ganhamos algum tempo de conversa com o simpático proprietário, que nos preparou umas belas sandes de fiambre com pão.

Passado o Coura, subimos ligeiramente para S. Bento da Porta Aberta, sendo visíveis ao longo do caminho diversas marcas de outras rotas, bem como marcos miliários que assinalam a Via Romana do Atlântico.




Após Fontoura, atravessamos uma ponte Romana, que atravessa o Rio Pedreira, onde ultrapassamos a nossa companheira sul africana, que aproveitava os raios de sol, saboreando uma cerveja, segundo ela muito boa, mas que desconfiamos por não estar à temperatura ideal. Ai se estivesse!

Como tínhamos decidido, paramos em Tuido para almoço, no entanto, contrariamente ao planeado, decidimos dar outro tipo de alimento ao corpo, deixando a bela broa e o queijo para mais tarde, que não deixaram saudades perante a bela carne assada e respectivas batatas de acompanhamento, regadas por um vinho verde tinto. Era mesmo o que precisávamos…

Entretanto, mesmo às portas de Valença, fomos surpreendidos com a decoração, algo estranha, de um jardim, cravejado de garrafas e vieras, o simbolo mitico de Santiago, para auguro de boa viagem, que se confirmou.



Já em Valença, trepamos o vale que cerca o forte, completamente repleto de jovens escuteiros em actividade.



Procuramos a ponte internacional, avistando-se a Sé Catedral de Tui, para onde nos dirigimos rumo ao Albergue existente nas imediações, mas ao qual, só com ajuda chegamos face à inexistência de indicações para o mesmo.



Hoje podemos dizer estar com a casa cheia, dado haver inúmeros peregrinos a iniciar o Caminho a partir deste ponto. Decorrem por esta altura as festividades em honra de S. Telmo, mas que não acompanharemos face ao regulamento rígido do Albergue, em termos de horários, isto para não darmos parte de fracos e admitir necessitarmos do descanso para a etapa de amanhã…

Ultreya!

7 comentários:

  1. Imagens fabulosas!!!Fico muito contente que tudo esteja a correr bem.
    E os pés meus queridos como se aguentam?
    Beijinhos
    Conceição

    ResponderEliminar
  2. Olá meus amores, estou a ficar tão entusiasmada, que para o ano, talvez embarque nessa aventura deliciosa. Espero que o restante percurso corra com o até agora. Beijinhos, xi coração especial para a Cadinita. Tita

    ResponderEliminar
  3. O Que quer dizer ULTREYA? Eu sei que ñ tá a ser fácil por causa da chuva e isso, mas voçês conseguem.

    UM BJ DO VOSSO SOBRINHO TIAGO

    ResponderEliminar
  4. Então hoje ñ dizem nada? Estão cansadinhos ñ è verdade? Agora já falta pouco ñ desanimem. Gostei de ver as fotos de alguns locais que passei e também registei, Valença,a ponte e Tui com a Sé lá no alto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Então caminhates, ñ dizem nada? Espero q esteja a correr tdo bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Os nossos hermanos são uma vergonha no que respeita a internet e afins. Estão a léguas mesmo.
    Bendito Socrates

    ResponderEliminar