segunda-feira, 20 de abril de 2009

7ª Etapa

Hoje, por volta das 5H00 da madrugada, fomos acordados abruptamente pelo grupo de portugueses, que pretendia ganhar tempo e atingir um ponto adiante, incomodando todos os peregrinos à sua volta.

Entretanto, chegou a hora de preparar a saída, directa para o café situado mesmo em frente ao albergue, começando a caminhada pelas 8H20.

A primeira fase do percurso é efectuada pelos subúrbios da cidade, onde encontramos, aqui e ali, entre prédios, alguns espigueiros, que se destacam no meios das recentes construções.

Entretanto, subimos em direcção ao Alto da Lomba, onde a vista é estupenda para a Ria de Vigo.



Passada a mancha florestal, encaminhamo-nos para Arcade, onde carimbamos a credendial no posto da Guardia Civil.

Seguiu-se Ponte Sampaio, com a sua ponte medieval, que atravessa o Rio Verdugo, onde, de acordo com o guia, ocorreu uma das mais sangrentas batalhas na campanha de 1809 contra as divisões de Napoleão, que se dirigiam para Portugal. Foi tal a ferocidade que ainda hoje a população local põe aos cães o nome dos generais franceses.



Atravessada a dita ponte, sentimos no ar um perfume a pão acabado de cozer a lenha, pelo que nos apressamos a saber do seu paradeiro, onde acabamos por adquirir um belo pão de mistura acabado de sair do forno, o que embelezou ainda mais a pitoresca aldeia piscatória.



Voltamos a entrar numa mancha verde que nos conduziu ao Alto da Canicouva e a uma refrescante fonte, onde aproveitamos para atestar as nossas garrafas e conversar um pouco com um idoso, que como viemos a saber, contava quantos peregrinos passavam por ali em cada dia.

A Capela de Santa Marta, à semelhança de outras, é mais um local de culto que se encontra ao longo do Caminho, dando mais sentido espiritual ao peregrino que sendo cristão, aproveita para rezar e meditar sobre o sentido da sua senda.



Em Tomeza observamos novamente uma demonstração de apoio aos peregrinos pela população local, espelhada em várias estátuas e monumentos, como os que retratamos.



Precisamente em frente ao Albergue, encontra-se um café e restaurante, onde encontramos os nossos dois amigos italianos, chamados ambos Gianluca e a sul africana Pascal, que acabou por optar seguir um pouco mais adiante após o almoço, bastante regado tendo em conta o aniversário de um dos italianos. Parabéns - Compleanno.



Ultreya!

3 comentários:

  1. Obrigado por me explicarem o que quer dizer Ultreya

    Força nos calos

    Bjs do Tiago e Companhia

    ResponderEliminar
  2. Olá,aqui parecem mto alegres, deve ter sido o aniversário do italiano. Boa caminhada, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Na verdade o aspecto é optimo. Que continue tudo a correr como o previsto. Beijinhos e ULTREYA ( o Pedro tb me explicou o que queria dizer!!!!)
    Conceição Santos

    ResponderEliminar